Biografia de alexandre sertão
Poeta, compositor, ator e produtor cultural, criador de alguns projetos culturais em nossa cidade, como Arte na Praça e diversos festivais, Sertão é um dos petrolandenses mais engajados na luta pela divulgação da cultura popular de nosso município, com incentivo à criação e divulgação de grupos de dança, teatro e criação da Sociedade dos Poetas de Petrolândia.
O nascer do artista
Em 25/10/1975 nasceu Alexandre da Silva Sertão Neto, o popular Alexandre Sertão, ou simplesmente Sertão, em Barreiras, município de Petrolândia-Pe. Seus pais são Antônio Alexandre da Silva e Maria de Lourdes Vicente. A vida foi muito generosa para ele também na quantidade de irmãos, são 16 irmãos, sendo quatro mulheres.
O próprio nascimento de Sertão já foi um fato curioso, pois ele nasceu de parto normal, só que quando a parteira veio chegar a sua casa, ele já havia nascido, e ela já o encontrou em cima de sua mãe, a única coisa que a parteira precisou fazer foi cortar o cordão umbilical. E ele ainda exalta: “Eu nasci a 800 metros do Rio São Francisco”.
Os obstáculos do artista
Três anos depois do seu nascimento, os seus pais se separaram, ele foi morar com sua mãe em uma granja, onde ele lembra que lá eles lavavam coco de vaca para retirar as sementes de algaroba, mas até hoje ele não sabe qual o destino que era dado às mesmas. Aos seis anos de idade foi à escola pela primeira vez, como toda criança, ele não queria ficar lá. Na barreira foi o primeiro menino a vender picolé de palito, ele lembra que quando se errava o ponto do picolé, ele ficava salgado, então se reunia a meninada, e eles comiam todo o picolé. No primeiro ano escolar ele quebrou o braço, e ficou deficiente do mesmo.
Um obstáculo na vida dele foi a mudança de Petrolândia velha para a nova, até por que quando se mudaram foram obrigados a saírem de sua casa antes da casa da nova cidade ser terminada. Mudaram-se para Itaparica, para um alojamento, e isso trouxe constrangimento, por outro lado