Biografia Completa René Descartes
René era filho de Joachim Descartes e Jeanne Brochard, seu pai era advogado e juiz possuía terras e o título de escudeiro, além de ser conselheiro no parlamento de Rennes, na Bretanha.
Com um ano de idade, Descartes perdeu a mãe, no seu terceiro parto, ele foi criado por sua avó. Seu pai se casou novamente e chamava o filho de “pequeno filósofo”. Estudou de 1604 a 1612, no Colégio Jesuíta Royal Henry – Le Grand, onde aprendia sobre lógica, filosofia aristotélica tradicional e matemática. Demonstrava grande talento para física, fisiologia e filosofia. Sua saúde era frágil, por isso era permitido a ele permanecer na cama até a hora do almoço, hábito que manteve até morrer. Formou-se em direito pela Universidade de Poitiers em 1616.
Alistou-se na escola militar de Breda. Aos 21 anos serviu como voluntário nos exércitos da Holanda, da Hungria e da Bavária, adorava dançar e por sua habilidade em matemática provou ser um talentoso jogador.
Em 1619, viajou para a Dinamarca, Polônia e Alemanha, onde teve um sonho de um novo sistema matemático e científico, passando a aceitar como verdade apenas o que tivesse certeza absoluta. Três anos depois retornou a França e passou os anos seguintes em Paris e em outras partes da Europa.
Em 1629, trabalhou em uma obra de física chamada “Tratado do Mundo”, mas em 1633, Descartes descobriu que Galileu Galilei foi condenado pela igreja católica e não quis publicá-lo. Essa obra só foi publicada após sua morte.
Seu romance mais duradouro foi o relacionamento de três anos com uma holandesa chamada Helene Jans, com quem teve uma filha chamada Francine. Ele era muito apegado a sua filha, ficou arrasado quando a criança