René Descartes
2. desenvolvimento - René Descartes (1596 – 1650), filósofo e matemático foi considerado o fundador da filosofia moderna e inaugurou a tradição racionalista. Seus interesses científicos eram extremamente diversificados. Estudou matemática, geometria e física, além de se dedicar à anatomia. Seu interesse se concentrava na razão e afirmava que nem tudo é aparentemente verdadeiro, identificaram no intelecto duas faculdades essenciais: a intuição e a dedução. Para ele a inteligência do homem depende de dois componentes, o cérebro e a razão.
Tinha profundo interesse pela busca da verdadeira compreensão. Passou a dedicar ao método de reconstruir a filosofia como um conhecimento universal _ desenvolvimento de um sistema filosófico de conhecimento indubitável. Para ele a busca da verdade não deve ser arbitrária. A razão deve seguir algumas regras para que se alcance as conclusões mais racionais possíveis.
Descartes exprime sua convicção de que a verdadeira existência se explica por meio do campo racional. Essa visão o leva ao individualismo racionalista, onde só o pensamento nos leva à verdade ética não dependendo da igreja ou estado quanto aos procedimentos.
A frase “pense, logo existo” é a base de sua filosofia. Nela, ele exprime sua convicção de que a verdadeira existência aflora a partir do