Biografia Auguste Comte
Sua vida
1798 – Em Montpellier, sul da França, aos 19 de Janeiro nasceu Isidore Auguste Marie François Xavier Comte.
ciência e o pensamento, mais avançados da época
1814 – Aos 16 anos ingressou na Escola Politécnica, em Paris, onde eram ensinados a
1817 – Tornou-se secretário do Conde Henri de Saint-Simon, o primeiro filósofo a ver claramente a importancia da organização econômica na sociedade moderna, cujas ideias Comte absorveu , sistematizou e difundiu.
1822 – Formulou a “Lei dos Três Estados” – “Todas as concepções humanas passam por três estágios sucessivos, teológico, metafísico e positivo, com uma velocidade proporcional à velocidade dos fenomenos correspondentes.”
1825 – Casa-se com Caroline Massin, proprietária de uma pequena livraria.
1826 – Ofereceu um curso particular onde divulgaria sua Summa do conhecimento positivo. Deu apenas três aulas e foi obrigado a interomper o curso devido a um colapso nervoso, advindo de problemas conjugais.
1830 – Inicia a concepção de sua obra prima, o “Curso de Filosofia Positiva”, que demorará 12 anos para terminar.
1842 – Culminando com o termino de sua obra, separou-se definitivamente de Caroline e também perdeu o emprego de examinador de admissão na Escola Politécnica, por criticar a corporação, e começa a ser sustentado por admiradores, como John Stuart Mill.
Humanidade
1844 – Conhece sua maior paixão, Clotilde de Vaux, irmã de um ex-aluno. Ela vem a falecer em 1846 devido a tuberculose, alimentando um espírito de fraternidade humanitária em Comte, que estravasará para suas teorias, principalmente à Religião da
1851 – Em 4 anos redigiu o “Sistema de Política Positiva”, que propõe uma interpretação humana para a sociedade, sugerindo soluções para os problemas sociais.
1854 – Ao final de mais uma obra, apresentou as principais instituições de sua Religião da Humanidade.
1856 – Publicou o livro “Síntese Subjetiva”, primeiro e único volume de uma série de quatro,