Auguste Comte Biografia
Isidore Auguste Marie François Xavier foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo.
Comte nasceu em Montpellier em 19 de janeiro de 1798, onde também fez os seus primeiros estudos. Fez curso de medicina e estudou durante um tempo na escola Politécnica. Ficou conhecido da intelectualidade francesa depois que foi secretário do socialista Saint-Simon, mas viria a romper a amizade por divergências ideológicas. Em 1822, publicou “Plano de trabalhos científicos necessários para reorganizar a sociedade".
Em 1824 rompe com Saint-Simon e trata de divulgar em palestras e ensaios sua própria teoria filosófica. Casa-se em 1825, mas é abandonado pela esposa no ano seguinte, o que o leva a um esgotamento nervoso. Em 1826 sofreu um colapso nervoso enquanto trabalhava na criação de uma filosofia positiva, supostamente desencadeado por "problemas conjugais". Restabelecido, publica os seis volumes de sua principal obra, Curso de Filosofia Positiva, entre 1830 e 1842.
Em 1842 perdeu o emprego de examinador de admissão à Escola Politécnica por criticar a corporação universitária francesa. Começou a ser ajudado por admiradores, como o pensador inglês John Stuart Mill (1806-1873). No mesmo ano separou-se de Caroline Massin, após 17 anos de casamento. Em 1845 apaixonou-se por Clotilde de Vaux, que morreria no ano seguinte por tuberculose.
Em 1848, criou uma Sociedade Positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teóricos por todo o mundo. Entre 1851 e 1854, edita os quatro volumes de seus estudos sobre o Sistema de Política Positiva, que completam sua obra
Em 1856 publicou o primeiro volume de Síntese Subjetiva, projetada para abarcar quatro volumes, cada um a tratar de questões específicas das sociedades humanas: lógica, indústria, pedagogia, psicologia. Não pôde concluir a obra ao falecer de câncer, em 5 de setembro de 1857, em Paris. Sua última casa, na rua Monsieur-le-Prince, n. 10, foi posteriormente adquirida por