biogas
O que é Biodigestor?
► São
equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.
► Dentro
do aparelho, esses detritos entram em decomposição pela ação de bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio). Durante o processo, todo o material orgânico acaba convertido em gás metano, que é utilizado como combustível em fogões de cozinha ou geradores de energia elétrica.
Quais os tipos de biomassa que podem ser usados em biodigestores? ► Na
ausência de oxigênio, toda a matéria orgânica é passiva de biodigestão, fenômeno também conhecido como decomposição anaeróbia.
► Podemos dizer que a biodigestão é uma reciclagem natural, onde as moléculas maiores serão quebradas até se tornarem moléculas menores se apresentando então como fase líquida e fase gasosa.
► Na
fase gasosa temos então o biogás. O biogás é composto basicamente de
Metano e Gás carbônico.
Quais são os produtos obtidos no processos de biodigestão?
►A
palavra Biodigestão, é derivada da palavra grega Bios, que significa vida, e da palavra latina Digestione, que significa Digestão ou Decomposição, ou ainda, transformação de matérias não assimiláveis, por outras assimiláveis pelos seres vivos.
► Vários
produtos sintéticos produzidos pelo homem, também são passíveis de biodigestão, os quais são conhecidos como Produtos Biodegradáveis.
► Cientìficamente, Biodigestão, é um processo de degradação, transformação ou decomposição de substâncias vegetais e ou animais (conhecidas por
Matéria Orgânica), levado a efeito por seres vivos, como o homem, ou mesmo por micro-organismos ou bactérias.
por que os resíduos sólidos da biodigestão podem ser considerados bons fertilizantes?
► Incluem