biofísica
Explique as pressões envolvidas na filtração glomerular.
R. Pressão de filtração é suficiente para expulsar o fluido e os solutos de pequena massa molecular, é altamente eficiente para controlar o volume filtrado.
Explique o processo de reabsorção tubular para:
Sódio;
Água;
Cloreto;
Bicarbonato;
O Sódio está em concentração é maior dentro da célula tubular, e o Gradiente Osmótico é favorável ao transporte para o interior da célula como o sódio é positivo, ele é atraído pelo Gradiente Elétrico, para o interior da célula. Os dois Gradientes se somam e conduzem passivamente o sódio para dentro da célula. Do espaço peritubular para o interior do vaso há uma diferença de pressão hidrostática e é favorável à penetração no vaso, então, à água e o sódio são carreados para a circulação, e voltam para o meio interior.O aumento da concentração de solvente, ocorre pela retirada de soluto, especialmente do sódio, onde à água entra no capilar pela pressão hidrostática, esse transporte de água é passivo, e contribui para a reabsorção de mais de 80% de volume de água, uma pequena percentagem é reabsorvida, o solvente água, decresce até 80 vezes nos túbulos, o que acarreta um aumento equivalente na concentração de solutos, que tendem a passar para os capilares.
A reabsorção de Cloro é passiva, e se faz de dois modos, acoplada à entrada de sódio e pelo grande gradiente osmótico que se forma, quando a concentração de cloro aumenta pela retirada de água no túbulo, parece que existe um mecanismo de retenção de cloro, que somente é deflagrado por alcaloses intensas.
Essa reabsorção é também relacionada à entrada de sódio na circulação, e à secreção de hidrogênio, o íon bicarbonato é bastante impermeável, e o rim lança mão de um artifício para reabsorvê-lo, o bicarbonato de sódio esta ionizado em sódio e bicarbonato, que transforma bicarbonato em dióxido de carbono e água, ambos neutros, e de alto coeficiente de difusão na célula.