Biofísica da visão
A visão, assim como a audição, faz parte do sistema sensorial, o qual situa aqueles que o possuem em relação com o mundo ao seu redor. Comandada pelo Sistema Nervoso, a estrutura morfológica, altamente delicada e especializada responsável por perceber os estímulos luminosos e converter a energia luminosa em energia química é o olho, o qual é formado, basicamente, por: córnea (primeira estrutura que a luz atinge), íris (porção visível e colorida do olho), pupila (abertura central da íris pela qual a luz passa para atingir o cristalino), cristalino (ajusta na retina o foco da luz que vem da pupila), retina (membrana que reveste a parede interna em volta do olho), esclera (capa externa que envolve o olho) e nervo ótico (transporta os impulsos elétricos do olho para o cérebro).
O olho é constituído de três túnicas dispostas concentricamente:
1) Camada externa (fibrosa) – formada pela esclera (ou esclerótica) e pela córnea.
2) Camada média ou túnica vascular – constituída pelo coroide, pelo corpo ciliar e pela íris.
3) Camada interna nervosa (fotos sensitiva) – composta pela retina, que se comunica, através do nervo óptico, com o cérebro.
Além disso, o olho possui a lente ou cristalino, uma estrutura biconvexa transparente. Em frente ao cristalino, há uma expansão pigmentada e opaca da camada média, que o recobre em parte, a íris, que é quem dá a “cor ao olho”.
No olho há três compartimentos, que são os seguintes:
1) Câmara anterior – situada entre a íris e a córnea.
2) Câmara posterior – situada entre a íris e o cristalino.
3) Espaço vítreo - situado atrás do cristalino e circundado pela retina.
Nestas câmaras há um líquido que contém proteínas, o humor aquoso. O espaço vítreo apresenta-se cheio de uma substância gelatinosa, o corpo vítreo. A retina fica na parte interna do globo ocular e é formada por duas porções: posterior sensitiva e anterior não sensitiva ou cega.
Biofísica da Visão