Biofísica da visão
Um dos mais importantes meios de interação do homem com o mundo se faz através do espectro da radiação luminosa, o qual é a faixa compreendida entre a cor vermelha e a cor violeta. Os olhos funcionam de modo que se consiga ter uma visão binocular, o que permite uma percepção tridimensional do mundo, possuindo também sensores especializados na detecção das cores e da luminosidade. Os mesmos conseguem distinguir imagens, se a seqüência estiver abaixo de 10 imagens por segundo. Também distinguem dois pontos, se a separação angular entre eles for superior a 1/60 graus, conhecido como ângulo de acuidade visual. Assim, o olho humano possui mecanismos que se ajustam para captar de forma nítida uma imagem e esta é processada e transmitida ao cérebro.
Quando a luz propaga-se de um meio a outro, dizemos que esta se refratou. Ao se refratar a luz não muda sua frequência, mas muda sua velocidade, seu comprimento de onda e pode mudar sua direção. A luz, ao passar do ar para os olhos, atravessa a córnea, os líquidos dentro do olho e o cristalino, sofrendo um índice de refração maior que o do ar, ocorrendo um grande desvio devido a isso.
Estrutura do Globo Ocular
O globo ocular fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e é protegido pelas pálpebras. Possui cerca de 25 milímetros de diâmetro e é o responsável pela captação da luz refletida pelos objetos à nossa volta. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea, uma camada curva e transparente que funciona como lente, sendo responsável por dois terços da capacidade de focalização que o olho humano possui, e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina, que é a parte nervosa. Entre a