Biofeedback
Organização das Nações Unidas (ONU) a declarar o estresse como “A doença do século XX” e a OMS de “Epidemia mundial”
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o estresse está associado a sete entre cada 10 das principais causas de morte em países desenvolvidos Os efeitos do estresse também são associados a um custo econômico de aproximadamente US$ 300 bilhões por ano nos EUA, devido a perdas de produtividade, absenteísmo, licença médica e etc.
Liberação de adrenalina que, frequentemente levam também à hiperventilação, algumas vezes de tal intensidade que o indivíduo torna seu meio interno alcalótico, eliminando grande quantidade de dióxido de carbono, precipitando, assim, contrações dos músculos de todo o corpo.
Existem pelo menos três vias de ação do relaxamento: (a) métodos com orientação cognitiva (ex. imaginação guiada) têm efeitos cognitivos específicos (ex. distração e/ ou reestruturação cognitiva) e seriam mais indicados para problemas comportamentais (ex. fobia social); (b) métodos com orientação autonômica (ex. respiração diafragmática) têm efeitos autonômicos específicos. (c) métodos com orientação muscular (ex. relaxamento muscular) têm efeitos musculares específicos e seriam mais indicados para problemas musculares (ex. cefaléia tensional).
Ao apresentar inicialmente um exercício de respiração, é importante estimular os pacientes a observarem o seu padrão respiratório natural, seja ele com predominância de movimentos torácicos e/ou abdominais. Solicita-se que o mesmo feche os olhos e inicialmente coloque uma das mãos na região torácica e outra na região umbilical, sempre com respiração nasal, após alguns instantes (ex. 2 ou 3 minutos) solicita-se que o mesmo descreva a mão que mais se movimentou durante a sua respiração, o que levará ao reconhecimento do padrão respiratório, seja ele torácico ou abdominal.
Na respiração diafragmática, pode-se observar “calmaria”, “relaxamento”,