Bioestatística aplicada
Roberta de Oliveira barreto, matrícula 90666
Artigo - Efeito da polinização por abelhas e outros insetos na produção de sementes de cebola (Sidia Witter e Betina Blochtein) - Pesquisa agropecuária brasileira, Brasília, v. 38, n. 12, p. 1399-1407, dez. 2003.
variáveis: comparou-se a produção de sementes em quatro experimentos: na ausência de insetos, com a visita de uma abelha (A. mellifera), com livre visitação de insetos e com polinização manual. A freqüência de abelhas e de outros insetos em relação ao número de umbelas com flores abertas foi analisada utilizando testes de correlação (Pearson) e de significância (teste t de Student). As diferenças do número de visitas de abelhas às flores de cebola, em três horários, foram comparadas utilizando-se o teste estatístico Wilcoxon Signed Ranks. A relação entre o número de flores visitadas e o tempo de visita despendido pelas abelhas nas umbelas foi comparada aplicando-se a análise de regressão. Testes escolhidos adequadamente. Ausência de gráficos comparativos (as quatro situações descritas). Presença de histogramas comparando a frequência de A. mellifera e outros insetos durante período de floração e o total de umbelas com flores. Não foram apresentados dados com medidas de tendência central ou variabilidade.
Artigo - Abelhas Euglossini (Apidae) de áreas de Mata Atlântica: abundância, riqueza e aspectos biológicos (Rui Carlos Peruquetti, Lúcio Antônio de Oliveira Campos, Cláudia Diniz Pinto Coelho, Célio Vicente Machado Abrantes, Luciane Cristina de Oliveira Lisboa) - Revista brasileira de Zoologia. 16 (Supl. 2): 101 - 118, 1999.
variáveis: abundância de abelhas por área. As áreas foram comparadas, em termos de abundância de abelhas, para as espécies mais comuns, pelo teste de Kruskall-Wallis (SIEGEL & CASTELLAN 1988), com as análises realizadas com significância de 5%. Teste escolhido adequadamente. Presença de gráficos explicativos (tanto