Bioestatistica
É a ciência de tirar informações dos números.
População: Conjunto de todos os elementos relativos a um determinado fenômeno que possuem pelo menos uma característica em comum, a população é o conjunto em universo. Pode variar quanto a sua origem (conjunto de pessoas, de objetos, de acontecimentos e etc.) e a sua natureza (existente ou real, hipotética ou não) e ainda pode ser finita ou infinita.
Finita : apresenta um numero limitado de observações, que é passível de contagem
Infinita: apresenta um numero ilimitado de observações que é impossível de contar, e geralmente esta associada a processos.
Amostra: É um subconjunto da população e deverá ser considerada finita, a amostra deve ser selecionada seguindo certas regras e deve ser representativa da população , de modo que ela represente todas as características da população. Os três tipos de elaboração mais utilizados são:
- Amostragem aleatória: todos os indivíduos da população tem a mesma probabilidade de serem selecionados.
- Amostragem estratificada: seleciona-se aleatoriamente os grupos, ao invés de os indivíduos.
- Amostragem sistemática : A seleção é feita por uma regra ou um teste padrão aplicado a população.
Censo para população, e amostragem para amostra
TIPOS DE VARIÁVEIS
É aquilo que se deseja observar para tirar algum tipo de conclusão. Os símbolos utilizados para representar estatisticamente as variáveis são as letras maiúsculas do alfabeto, tais como X,Y,Z, que podem assumir qualquer valor de um conjunto de dados. As variáveis podem ser classificadas como:
Qualitativas: São características que não podem ser medidas, ou seja, não são numéricas.
Nominal: São utilizados nomes, rótulos ou símbolos para representar determinados tipos de dados, mostrando, assim, a qual grupo ou categoria eles pertencem.
Ordinal: quando uma classificação for dividida em graus convencionados, havendo uma relação entre as categorias “maior que” “menor que” “igual á”. Consiste em valores