Bioestatistica
NÚCLEO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO
Disciplina: Bioestatística
1. Das sentenças abaixo, são VERDADEIRAS:
I. Dados no nível intervalar podem ser qualitativos ou quantitativos.
II. Para os dados no nível intervalar, não se podem calcular diferenças significativas.
III. Mais tipos de cálculos podem ser realizados com dados no nível nominal do que com dados no nível ordinal.
IV. Dados no nível ordinal podem ser categorizados.
2. Diversas pesquisas científicas têm considerado aceitável um intervalo de confiança de 95% para as análises dos dados. Isso significa que:
a) O pesquisador tem 95% de probabilidade de obter, com base em uma amostra, um intervalo de confiança que venha a conter a proporção do evento na população.
b) Esse valor garantirá o conhecimento da proporção de um dado evento na população.
c) A amostra é representativa da população.
d) O pesquisador tem 5% de probabilidade de obter, com base em uma amostra, um intervalo de confiança que venha a conter a proporção do evento na população.
e) Se for calculado um intervalo de confiança com base na amostra, é sabido que o valor da população está contido no intervalo.
3. A pressão sanguínea sistólica medida em 10 pacientes de cirurgia bariátrica apresentou média de 130 mmHg, com desvio-padrão de 5mmHg. O erro padrão da média é:
a) 1,58
b) 5,78
c) 395,3
d) 0,45
e) 3,1
4. Em uma pesquisa sobre aspectos nutricionais em escolares do interior da Paraíba foram investigadas as variáveis de massa corporal (kg), idade (anos), sexo (M/F), Área (Rural/Urbana) e temperatura (graus Celsius). Estas variáveis são, respectivamente, do tipo:
5. Em uma pesquisa sobre frequência de práticas alimentares específicas e obesidade, foram analisadas as variáveis: IMC (em kg/m2), Prática alimentar (Mais saudável/ menos saudável), Faixa etária (criança/adolescente/adulto/idoso), Macronutriente mais ingerido (Carboidrato/Lipídeos/Proteínas) estão,