Bioenergia
Com dois complexos industriais, um em Bocaina (SP) e outro em Maracaju (MS), o Grupo Tonon emprega 2,2 mil funcionários. Em constante evolução, pesquisa novos produtos que possam ser benéficos para seus clientes e atua no mercado com a produção de açúcar, etanol, energia e leveduras, voltadas para o mercado interno e externo, com faturamento de cerca de R$ 600 milhões ao ano.
A confiança e credibilidade do Grupo Tonon no mercado permitiu que a empresa se tornasse a primeira do setor sucroalcooleiro a realizar uma operação em parceria com o Fundo Terra Viva, que tem participação do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), PETROS, FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais), PREVI, FUNCHESF, BANESPREV, FIBRA e DGF. A unidade Vista Alegre (MS), uma das usinas mais modernas e automatizadas do Brasil, está em operação desde 2009.
Atuação
Ao longo de sua história, a Tonon Bioenergia apresentou crescimento constante e consistente. O corte de cana na unidade Vista Alegre (MS) já é 100% mecanizado. Na unidade Santa Cândida (SP), 70% da operação de colheita são realizadas por máquinas e o compromisso da empresa é eliminar o corte manual até 2017, por meio do compromisso assumido junto ao Governo com o Protocolo Agroambiental do Estado. Outra contribuição da tecnologia para a rotina do grupo é a utilização de imagens de satélite e agricultura de precisão em sua gestão agrícola, conhecida por geoprocessamento, com o qual é possível realizar o cruzamento adequado dos dados de campo (talhões) ao banco de dados agrícola, acompanhar o desenvolvimento da lavoura, detectar falhas ou problemas no canavial a tempo de corrigi-las, além de servir como apoio para as estimativas de produção agrícola.
Autossuficientes em energia elétrica, as duas unidades geram, juntas, cerca de 59 megawatts (MW), com exportação de 50% dessa energia para a CPFL (SP) e o grupo Rede Energia (MS).
Missão
Atuar no