Bioeletricidade Cardiaca
TRABALHO EM FASE DE DESENVOLVIMENTO
Juan A. Leyva-Cruz J. A1, Fagundes R. M. N1, Ferreira, E. S2, MSR Miltão1
A. V. Andrade-Neto1, Carlos Augusto Lucas Brandão3
1Laboratório
de Instrumentação em Física, Departamento de Física, UEFS, Bahia, 44036-900, Brasil. de Física de Materiais, Departamento de Física, UEFS, Bahia, 44036-900, Brasil.
3Laboratório de Fisiologia, Departamento de Biologia, UEFS, Bahia, 44036-900, Brasil.
2Laboratório
Resumo
Os problemas cardíacos, principalmente as arritmias cardíacas, são reconhecidos pela organização mundial da saúde como uma das principais causa de morte do ser humano. É por isso que o coração é um dos órgãos de maior interesse nas pesquisas na medicina, biomedicina e em geral na Física Médica.
Apoiado nos conceitos da Bioeletricidade hoje é possível compreender melhor o funcionamento deste órgão. Dentro das pesquisas da Física Médica é prioritário estudar não somente novos equipamentos para detectar os potenciais bioelétricos cardíacos, mais também novos paradigmas para seu processamento, que permitam extrair as informações úteis da atividade cardíaca. Nesse sentido novas técnicas de imagens, como a tomografia de imagens bioelétricas cardíacas, tem sido uma das modalidades que mais tem chamado à atenção á comunidade científica.
Os resultados preliminares apontam que os beneficiários em termos gerais serão as pessoas com alta probabilidade de apresentar problemas cardíacos associados com infarto agudo do miocárdio, ou outras doenças ou problemas de saúde provocados pelo entupimento das artérias coronárias principais, no coração, e em geral toda a população, que deseje fazer um checape preventivo.
Palavras-Chave: __ECGI; Bioinstrumentação, Imagens Bioelétricas Cardíacas, e Cardiologia__
I- Introdução
1.1- O conceito de bioeletromagnetismo
O bioeletromagnetismo é a disciplina que estuda os fenômenos de natureza elétrica, magnética e