Biodiversidade
A Importância da Preservação da Biodiversidade para o Planeta
Luiz Eduardo Corrêa Lima*
Introdução(Patrícia)
A diversidade de organismos vivos sobre a superfície do planeta sempre foi um fator de estudos e de muita preocupação por parte dos cientistas em todo mundo, entretanto essa preocupação sempre esteve restrita em níveis que atentavam apenas e tão somente com o estabelecimento quantitativo das espécies vivas. De fato, não havia grande preocupação em entender o porquê, nem o como as espécies se distribuíam pela Terra e que significado isso poderia ter na manutenção da vida no planeta como um todo. Mais recentemente, a atenção com a questão ambiental em escala planetária fez com que a preocupação em relação a Biodiversidade passasse a ser também qualitativa, a fim de poder representar a efetiva importância das espécies na composição total do planeta.
Esse ensaio visa, exatamente, trazer algumas informações não só quantitativas, como também qualitativas sobre a perda gradativa da Diversidade Biológica da Terra e sobre que aspectos permitem essa perda. Para tanto, procurou-se fazer uma abordagem explicativa do problema, discutindo-o nos seus aspectos mais importantes e mais significativos.
O que é Biodiversidade ?(Patrícia)
A palavra Biodiversidade pode ser entendida, de uma maneira simples, como sendo a Diversidade de organismos vivos existentes na Biosfera. Wilson (1997) definiu Biodiversidade da seguinte maneira: “a totalidade da variação hereditária em formas de vida, em todos os níveis de organização biológica, desde os genes e cromossomos dentro de cada espécie isolada até o próprio espectro de espécies e afinal, no mais alto nível, as comunidades que vivem em ecossistemas como florestas e lagos”.
Se partirmos dessa definição de Wilson, vamos concluir que a Biodiversidade é algo muito mais profundo e abrangente do que a simples diferença morfológica e até funcional entre as formas vivas