Biodiesel
O biodiesel é um combustível de fonte renovável, que misturado ao diesel pode ser utilizado como fonte energética para automóveis. Para a produção desse combustível são utilizados processos como transestericação, hidroesterificação, craqueamento térmico, transesterificação supercrítica, transesterificação enzimática e esterificação de borras ácidas.
A matéria prima utilizada nesses processos pode ser óleos vegetais, gorduras animais ou óleos residuais de frituras. A matéria prima é extraída e misturada com álcool (metanol) e depois essa mistura é estimulada por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Após o produto (biodiesel e glicerina) ser obtido, ele é separado e logo após filtrado.
2 PRODUÇÃO DO BIODIESEL
O biodiesel é formado por ésteres monoalquílicos de ácidos graxos de cadeia longa derivados de lipídios naturais. É um combustível de fonte renovável, obtido através dos métodos de craqueamento, transesterificação ou esterificação de óleos vegetais. Esses óleos podem ser: óleo de girasol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros.
2.1 Matéria prima Toda substância que possui triglicerídeos em sua composição pode ser usada na produção de biodiesel. Pode-se encontrar os triglicerídeos em óleos vegetais e gorduras animais ou até mesmo em óleos residuais. Outra fonte para a produção do biodiesel são os ácidos graxos.
2.1.1 Oléos e gorduras vegetais
Como o Brasil apresenta clima tropical e subtropical, pode-se dizer que é favorecido por uma grande variedade de matérias primas para a extração de óleo vegetal tais como baga de mamona, polpa de dendê, amêndoa de coco de babaçu, semente de girassol, caroço de algodão e outros vegetais em forma de sementes, polpas ou amêndoas.
2.1.2 Óleos e gorduras de animais
As gorduras animais são sebo bovino, óleo de peixes, óleo de mocotó, banha de porco, gordura de galinha, entre outras matérias graxas de