biodiesel
Separação do Biodiesel
QUÍMICA ORGÂNICA
PROFESSOR(a):
ALUNO(S):
TOLEDO – 2011
SUMÁRIO
OBJETIVO3
INTRODUÇÃO4
1 MATERIAIS E REAGENTES5
2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL6
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES6
CONCLUSÃO7
REFERÊNCIAS8
OBJETIVO(s)
O objetivo deste procedimento experimental é observar a separação do Biodiesel, utilizando azeite reciclável.
INTRODUÇÃO
Por ser um combustível renovável, o Biodiesel (bicombustível) e biodegradável, esta fonte alternativa de energia vem ganhando espaço em vários segmentos de nosso país, através da mídia e com atuação do próprio governo federal, bem como da iniciativa privada com incentivo à pesquisa e produção do mesmo.
Biodiesel pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis tanto de girassol, soja, mamona. É um combustível que emite menos poluentes que o diesel.
Durante a Exposição Mundial de Paris, em 1900, um motor diesel foi apresentado ao público funcionando com óleo de amendoim. Os primeiros motores tipo diesel eram de injeção indireta. Tais motores eram alimentados por petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo por óleos de peixe.
A molécula de óleo vegetal é formada por três moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerina, o que faz dele um triglicídio. O processo para a transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se transesterificação, que que é a separação da glicerina do óleo vegetal, teremos uma reação onde os triacilgliceróis de origem vegetal, reagem com o metanol ou do etanol, na presença de um catalisador, produzindo glicerol, que é um subproduto e o éster metílico de ácido graxo. A reação de transesterificação poderá ser catalisada por ácido ou base.
O biodiesel permite que se estabeleça um ciclo fechado de carbono no qual o CO2 é absorvido quando a planta cresce e é liberado quando o biodiesel é queimado na combustão do motor.
MATERIAIS E REAGENTES – MATERIAIS E REAGENTES:
- Alcool;
- Naoh;
-