Biodiesel
Brenda
Bueno;
Carla Roberta Silva
Costa;
Matheus Egídio;
História
A história do biodiesel começa junto com a história do século 20. Embora os combustíveis de origem orgânica só tenham surgido como uma ideia viável bem mais tarde, principalmente após a explosão do preço do petróleo, na década de
1970, no início do funcionamento dos motores diesel já há relatos de uso de óleo vegetal para movê-los. O que é biodiesel?
Biodiesel é um combustível renovável derivado de óleos vegetais, como soja, caroço de algodão, canola, dendê e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel.
Produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo conhecido como transesterificação. Como é feito o biodiesel?
O óleo é retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.
Atualmente 75% da produção brasileira é
Reação de transesterificação para a obtenção do biodiesel
Por que usar o biodiesel?
Cada vez mais o preço da gasolina, diesel e derivados de petróleo tendem a subir. A cada ano o consumo aumenta e as reservas diminuem.
Além do problema físico, há o problema político: a cada ameaça de guerra ou crise internacional, o preço do barril de petróleo dispara. A queima de derivados de petróleo contribui para o aquecimento do clima global por elevar os níveis de CO2 na atmosfera.
Biodiesel no Brasil
• O país tem em sua geografia grandes vantagens
agrônomas, por se situar em uma região tropical, com altas taxas de luminosidade e temperaturas médias anuais. Associada a disponibilidade hídrica e regularidade de chuvas, torna-se o país com maior potencial para produção de energia renovável. Vantagens
•É
energia renovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme