BIODIESEL FEITO ATRAV S DE LEO DE COZINHA USADO
Orientadora: Fabiane Assis¹
Autores: Gilson Soares da Silva Júnior²
Luiz Henrique³
RESUMO
Atualmente, os combustíveis utilizados pelos automóveis estão cada vez mais agravando a poluição causada pela fumaça preta. O Biodiesel feito a partir de óleo de cozinha usado não possui essa liberação de fumaça, ou seja, contribui muito para a sustentabilidade do nosso meio. O processo se baseia na transesterificação onde os triglicerídeos reagem com o álcool (como o metanol ou etanol) para produzir ésteres e glicerol. O processo pode ser acelerado com a junção de hidróxido de sódio (NaOH) ao álcool e o óleo. O processo leva de 8 a 14 horas pois, quando já feito, é preciso que o mesmo se decante, onde o glicerol, por ser mais denso, ficará em baixo, com uma cor mais escura e o biodiesel, com uma cor mais clara, por cima.
Palavras-Chave: Biodiesel. Óleo de cozinha. Reciclagem
INTRODUÇÃO
A reciclagem incorreta do óleo, como ele é jogado fora, por exemplo, pois apenas 1 litro de óleo pode comprometer 20 mil litros de água, formando em alguns dias uma fina camada sobre a superfície, inibindo a passagem de luz, impedindo a fotossíntese e a respiração. Segundo a Oil World, o Brasil gera, anualmente, cerca de 9 bilhões de litros de óleo vegetal, sendo que a cada mês, 200 milhões de litros é reciclado incorretamente, indo diretamente para rios e lagos, comprometendo o nosso futuro.
Muitas empresas (lanchonetes, restaurantes, padarias) já fazem parte da reciclagem do óleo de cozinha usado, isto é, juntam uma respectiva quantidade e doam para uma indústria que é responsável pela produção de uma energia limpa, o biodiesel.
O biodiesel, se comparado aos combustíveis usados hoje, possui diversas vantagens, desde a prolongação da vida útil do motor do automóvel até a sustentabilidade do meio ambiente. O uso do biodiesel vem aumentando rapidamente no mundo, pois é uma energia renovável, com baixo custo e a geração de emprego,