BIODIESEL DE DEND
Josiele Sampaio Cardoso Soares
Universidade Estácio de Sá Campus Cabo Frio
Engenharia de Petróleo e Gás
Resumo: O óleo de dendê está entre os mais qualificados para a produção de biodiesel, devido a diversos fatores, como sua composição, sua alta produtividade, seu baixo custo, a produção distribuída ao longo de todo o ano, oferta regular e crescente, além de se destinar a áreas distintas de produção, não competindo com outros cultivos.
Palavras chave: dendê, biodiesel, óleo de palma.
BIODIESEL PALM
Abstract: Palm oil is among the most qualified for biodiesel production due to several factors, such as its composition, its high productivity, low cost, production distributed throughout the year, regular and increasing supply, as well it is intended for different areas of production, not competing with other crops.
Keywords: palm oil, biodiesel, palm oil.
Introdução
Reduzir a poluição ambiental é um objetivo mundial atualmente. Todos os dias vemos estudos e notícias apontando os males do efeito estufa. O uso de combustíveis fósseis tem sido apontado como o principal responsável por isso. Devido a isso, a substituição do petróleo combustível de fontes renováveis, os chamados biocombustíveis, incluindo principalmente o biodiesel, é uma idéia bastante interessante e necessária. A principal vantagem do biodiesel é a total ausência de enxofre em sua composição, que por si só reduz em no mínimo 15% a emissão de poluente no meio ambiente. Além desse fator, o volume do gás carbônico liberado durante a queima é praticamente o mesmo que é retirado do ar pelas plantações de soja, mamona e dendê, entre outras oleaginosas. Assim, anulando a emissão de enxofre e CO2, o biodiesel torna-se uma alternativa viável ao diesel tradicional, que é um dos derivados do petróleo mais nocivos ao meio ambiente. O biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais extraídos de matérias primas como a soja, a mamona, o dendê, o girassol, o amendoim, o algodão, o