Biocombustíveis
É um combustível de origem biológica não fóssil, produzido através de plantas e que é capaz de gerar energia. Exemplos: bioetanol, biogás, bioéter dimetílico, biocombustíveis sintéticos, entre outros.
Combustível Fóssil: * Oferta limitada * Não biodegradável * Liberação de gás carbônico (efeito estufa) * Liberação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos * Liberação de compostos sulfurados e nitrogenados (chuva ácida)
Biocombustível:
* Fonte renovável * Biodegradável * Parte do gás carbônico liberado é absorvido * Menor liberação de HPAs * Menor liberação de compostos sulfurados e maior liberação de nitrogenados
Biodiesel
É um éster metílico e/ou etílico, produzido a partir de óleos vegetais ou animais, com qualidade de combustível para motores a diesel.
Vantagens:
* Baixo custo * Energia renovável * Constituído de carbono neutro, não contribui para o efeito estufa * Geração de empregos no setor primário * Desvantagens: * Capacidade de produção limitada * Ressecamento nas mangueiras de combustíveis * Monoculturas * 1ª geração: competição com alimentos.
O MOTOR DIESEL é baseado na combustão interna, ou seja, a queima do combustível se dá pelo aumento da temperatura provocado pela compressão do ar.
Surgimento do Biodiesel * 1895 – Rudolf Diesel criou um motor para operar com óleo vegetal. * Motor a diesel – Combustão interna * "O motor a diesel pode ser alimentado por óleos vegetais, e ajudará no desenvolvimento agrário dos países que vierem a utilizá-lo. O uso de óleos vegetais como combustível pode parecer insignificante hoje em dia. Mas com o tempo irão se tornar tão importante quanto o petróleo e o carvão são atualmente."
Legislação
* Lei 11.097/2005: estabelece percentuais mínimos de mistura de biodiesel ao diesel e o monitoramento da inserção do novo combustível no mercado.
2005 a 2007
2008
a
2012
2013...