Biocombustivel
Aluna: Lorena Fernandes Cabral
Turma: A1/ 1° período
Tema: Biocombustíveis
Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, o que significa que permitem a ciclagem da matéria na natureza. Esses são obtidos a partir da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários, gorduras animais, dentre outras fontes. Os dois principais utilizados no Brasil são o etanol (usado mais para veículos leves) e, mais recentemente, o biodiesel (utilizados principalmente em ônibus e caminhões). Os biocombustíveis podem ser usados integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. Aqui no Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível. Na gasolina também é adicionado o etanol.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais e o maior exportador de etanol. Atualmente, o etanol brasileiro representa a melhor e mais avançada opção para a produção sustentável de biocombustíveis em larga escala no mundo. O País é o candidato natural a liderar a produção economicamente competitiva e a exportação mundial de etanol porque tem o menor custo de produção e o maior rendimento em litros por hectare, apresenta balanço energético inigualável e domínio tecnológico nas áreas industrial e agrícola, com possibilidade de ampliar a produção. Em relação ao meio ambiente, o etanol reduz as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 90% e a poluição atmosférica nos centros urbanos. Além disso, produção tem baixo consumo de fertilizantes e defensivos e apresenta níveis relativamente baixos de perdas do solo.
Já o biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente com álcool. Existem diferentes espécies de oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir o biodiesel. Entre elas estão a mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão. Matérias-primas de origem animal, como o sebo bovino e