Biocombustiveis
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Etec “JORGE STREET”
Biocombustíveis
Ribeirão Pires, 2012.
Introdução
Este trabalho apresentará a definição de biocombustíveis, sua aplicação e a composição deste. Traz também, as vantagens e desvantagens do uso de biocombustíveis.
Biocombustíveis
Os biocombustíveis são os combustíveis de origem biológica e renovável. Sua origem é dada a partir de plantas e sementes, sendo que as mais utilizadas são a mamona, o milho, a cana de açúcar e o amendoim.
O ramo dos biocombustíveis mostra-se cada vez mais promissor e o desenvolvimento deste juntamente com pesquisas se dão cada vez mais presentes. Dentre os biocombustíveis já existentes, destacam se o bioetanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioéter dimetílico, bio-ETBE, bio-MTBE, biocombustíveis sintéticos, bio-hidrogénio e o gás de síntese.
Método de Produção
A obtenção do óleo para produção de biocombustíveis é de certa forma simples. Os grãos podem ter seu óleo extraído por solventes (método a nível laboratorial) ou por prensagem (método industrial).
Aspectos Positivos
Os combustíveis de origem biológica são considerados uma forma energia limpa por emitirem uma quantidade bem menor de poluentes do que os combustíveis a base de petróleo, até porque mesmo com os processos de refinaria, o petróleo é uma matéria repleta de contaminantes como enxofre e nitrogênio, ou seja, a queima de produtos oriundos do petróleo gera gases que podem levar a chuva ácida.
O ciclo do biocombustível pode ser resumido na imagem a seguir:
Outros pontos positivos podem ser percebidos, em vista que o território brasileiro é rico em mamona e a semente desta contem 55% em massa de óleo para a produção de biocombustíveis.
Nota-se também uma possível redução de lixo, já que o biocombustível pode ser gerado a partir