Biocidas e conservantes, ceras, quimica
O que são produtos biocidas?
Biocidas são substâncias químicas sintéticas, naturais ou produzidas através de processos microbiológicos que destroem, neutralizam, impedem ou controlam a ação de um micro-organismo nocivo para a saúde.
A seleção de um biocida apropriado para formulações cosméticas deve considerar se ele é atóxico, se é eficaz em baixas concentrações (para baratear a fórmula e minimizar a possibilidade de sensibilização alérgica), se é eficaz em diferentes pHs, se possui boa resistência à luz e ao calor, se é solúvel na base da formulação, se não reagirá desfavoravelmente com os demais ingredientes presentes na formulação e se possui longa vida útil. conservantes Conservantes sãobiocidas utilizados em cosméticos, cuja função é inibir o crescimento de microorganismos no produto, conservando-o livre de deteriorações causadas por bactérias, fungos e leveduras. Eles podem ter atividade bacteriostática e/ou fungistática. Não é função do conservante compensar más práticas de fabricação. Isto pode, inclusive, gerar microorganismos resistentes, porém mesmo que o fabricante possa oferecer um produto isento de contaminações, o próprio consumidor inadvertidamente pode adicionar uma certa carga microbiana durante o seu uso, tornando-se necessário prover o produto de algum sistema eficiente de conservação.
O conservante deve ser efetivo a baixas concentrações. Isso significa que os conservantes são, na realidade, uma forma de segurança e não acrescentam valor mercadológico aos produtos, devendo ser usados as mais baixas concentrações possíveis, de acordo com as exigências. Baixos níveis de concentração reduzem as chances de irritação e outras preocupações de toxicidade.
O conservante ideal para uso em cosméticos também deve ser solúvel em