biocelular
2- A - bicamada lipídica (ou fosfolipídica): fosfolipídios são moléculas antipáticas que se dispõem na bicamada com a porção hidrofóbica apolar dirigida para o centro da membrana, e com a porção hidrofílica polar (cabeça com terminal fosfato) direcionada para o exterior ou interior da célula.
B - Colesterol: reduz ou aumenta a fluidez da membrana de acordo com a temperatura, funcionando como um "tampão de fluidez".
C - Proteína intrínseca (ou transmembrana): são firmemente aderidas aos lipídios da membrana e formam canais de transporte de substâncias e, também, são receptores específicos de hormônios; 70% das proteínas de membrana são desse tipo.
D - Proteína extrínseca: ligam-se à membrana por interação com a região polar dos lipídios ou por interação com as proteínas transmembranas (também conhecidas como integrais). A espectrina, por exemplo, é a proteína extrínseca responsável pelo formato bicôncavo dos eritrócitos.
E - Glicoproteína: associação entre carboidratos e proteínas de membrana;
F - Glicolipídios: associação entre carboidratos e lipídios. As glicoproteínas e glicolipídios são marcadores responsáveis pela determinação dos grupos sanguíneos.
G - Glicocálice (ou Glicocálix): união entre glicoproteínas e glicolipídios; é através do glicocálix que as células se reconhecem e se unem umas às outras, para formar os tecidos.
3- As microvilosidades são especializações da membrana que fazem com que um pequeno espaço da superfície celular seja capaz de absorver muito mais substâncias em um tempo menor. São projeções (evaginações) da membrana, formando um número enorme de finos prolongamentos celulares em forma de dedo de luva. Ex.: A célula intestinal pode apresentar até 3000 microvilosidades. São dobras da membrana plasmática, na superfície da célula voltada para a cavidade do intestino. Calcula-se que cada célula intestinal possui em média 2.500 microvilosidades.
4- Tabela 1.1 Principal função das junções intercelulares.
Tipo de junção
Função
Junção de