Bio tica haha

630 palavras 3 páginas
Bioética
Pesquisa em seres humanos: aspectos médicos, jurídicos, psicológicos e religiosos

A moderna sociedade assiste a um progresso cientifico e tecnológico jamais imaginado. O crescimento da medicina, em parte, pode ser atribuída à pesquisa em seres humanos, mas muitas vezes esta pode interferir de uma maneira prejudicial para os sujeitos da pesquisa. Alguns fatos tiveram grande impacto histórico, impondo a necessidade de discussões de cunho ético, como as experiências atrozes realizadas pelos cientistas com os prisioneiros na última grande guerra, o que motivou a edição do Código de Nuremberg, que estabeleceu, pela primeira vez, regras a serem observadas na pesquisa em seres humanos. A partir disto, surgiram mais normatizações em resposta às atrocidades cometidas em pesquisa, com princípios inerentes a qualquer código de ética ou de ontológico. Porém, os valores morais diferem de uma sociedade para outra, gerando dilemas que envolvem revolução tecnológica, biológica, crenças e teologia. Assim, os eticistas obrigaram-se a considerar disciplinas para além de suas especificidades, estabelecendo fronteiras com diversos campos do conhecimento, pois os progressos até aqui alcançados levantam questões éticas em que, muitas vezes, o próprio conhecimento não apresenta respostas satisfatórias. Este trabalho aborda os vocábulos da ética e moral sob o enfoque médico, religioso, jurídico e psicológico de um modo prático, procurando delinear suas diferenças e similitudes.
Aspectos médicos
Os profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, utilizam em seus pacientes as informações que foram obtidas por meio das pesquisas científicas. Entretanto, a pesquisa envolvendo seres humanos deve ser diferenciada da prática da medicina e da saúde pública.
No Brasil, a bioética só chegou na década de noventa do século passado.
Em 1993, foi lançada a revista Bioética pelo Conselho Federal de Medicina; em 1995, foi fundada a Sociedade Brasileira de Bioética, com o

Relacionados

  • ulisses
    289953 palavras | 1160 páginas
  • dicionário biblico
    330319 palavras | 1322 páginas