Bio medicina
Texto de Autoria: Professores Rosângela Lenzi e Silas Lobo
A palavra Histologia é formada por histos= tecido e logos= estudo de, e é usada para designar o estudo dos tecidos. Geralmente os tecidos são formados por células com semelhanças morfológicas e funcionais, incluindo a matriz extracelular, e de mesma origem embriológica.
Os animais são formados por 4 tecidos fundamentais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Estes 4 tecidos não existem isoladamente, mas juntam-se uns aos outros, em proporções variáveis, para formar os diferentes órgãos e sistemas do organismo.
Tecidos Epiteliais Os tecidos epiteliais originam-se dos três folhetos germinativos. Os folhetos germinativos ou embrionários correspondem ao ectoderma, endoderma e mesoderma. Esses tecidos irão originar todos os tecidos e órgãos de um organismo. Por exemplo, o ectoderma dará origem à pele (epiderme), mesoderma dará origem ao endotélio (revestimento interno dos vasos sangüíneos) e o endoderma originará o revestimento interno do todo tubo digestório.
Características Gerais dos Epitélios As células epiteliais apresentam-se justapostas, revestindo as superfícies internas e externas. Através das junções celulares e presença do glicocálix, as células epiteliais tornam-se coesas (unidas). Entre as células observa-se pouca substância intercelular (matriz extracelular). As células apresentam formas diferentes: células pavimentosas (achatadas), cúbicas, colunares ou cilíndricas (células altas) e globosas. É um tecido avascular e sua nutrição depende dos vasos sangüíneos presentes no tecido conjuntivo subjacente. As células epiteliais encontram-se apoiadas em uma lâmina basal que faz contato do epitélio com o tecido conjuntivo. A lâmina basal constitui-se de glicoproteínas e colágeno do tipo IV, sintetizados pelas células epiteliais. As células apresentam-se polarizadas, ou seja, apresentam uma superfície livre (pólo apical),