bio geografia
Fichamento 2
Bibliografia:
2.1- “A Repartição Geográfica dos organismos e suas causas” (9 pag.) – LEMÉE
2.2- Cap.9 “Dispersão” (pag. 261 a 284) – J.BROWN E M.LOMOLINO
2.3- “Migrações” (pag. 49 a 51) – Dora A.ROMARIZ
.Conceito de Dispersão
“O termo dispersão tem duas acepções; o ato em si de se dispersar, ou um termo ecológico que se refere à distribuição espacial de organismos, individuais dentro de uma população local. Aqui ficaremos com o primeiro sentido que se refere ao movimento dos organismos para fora de seus pontos de origem.” (BROWN, p.263)
.Papel da dispersão na Biogeografia
“Os biogeógrafos estão interessados basicamente nas exceções: os raros exemplos em que as espécies alteram suas amplitudes movendo-se por grandes distâncias. Isso ocorre em uma freqüência tão baixa que raramente pode ser observado a ponto de ser estudado.” (BROWN, p.264)
.Distinção entre Salto de Dispersão/ Difusão/ Migração Secular
“(1) Com o intuito de expandir suas amplitudes, as espécies precisam ser capazes de viajar para uma nova área, (2) resistir a condições potencialmente desfavoráveis durante sua passagem e (3) estabelecer populações viáveis após de sua chegada. (...)Esses três mecanismos de expansão de amplitude são denominados salto de dispersão, difusão e migração secular (Pielou 1979).” (BROWN, p.265)
.Dispersão ativa (definição, exemplos)
“Os organismos podem se dispersar ativamente, movendo por si próprios, ou passivamente, sendo carregados por agentes físicos, tais como vento ou água, ou por outros organismos.” (BROWN, p.273)”
“Apenas poucos animais tem a capacidade de viajar longas distâncias