Bio Completo
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIQONAL E NORMAL.
ABIOGÊNESE X BIOGÊNESE
Trabalho solicitado pela professora Eloisa Schimboski Woidella da disciplina de Biologia, apresentado pelas alunas Adriana Silva Nº01, Bruna Nizer Nº05, Heloisa Bostelmann Nº15 e Ingrid Vidal Nº16, do 3º ano A do Curso Técnico de Química Integrado para a obtenção de nota parcial no 1º bimestre.
SÃO MATEUS DO SUL,
2015
INTRODUÇÃO
A curiosidade dos homens tem movido a ciência em busca de suas origens à muitos anos, com alguns filósofos gregos, como Aristóteles (384 – 322 a.C.) que procurava explicações racionais para o que via em vez de recorrer à teorias divinas; e este ainda teve uma grande participação na primeira teoria proposta para a origem da vida, conhecida como teoria da geração espontânea, ou Abiogênese, que consiste na ideia de que os seres vivos poderiam brotar a partir de uma matéria orgânica. Essa teoria foi abalada pela experiência feita por Francesco Redi, que constatava uma outra teoria, vindo a ser chamada de Biogênese, na qual todo ser vivo provêm de outro ser vivo.
Encontram-se também, incluídas na pesquisa a seguir, as experiências de Needham, que sustentava a ideia de uma geração espontânea por uma força vital, e sua contra proposta, experiência realizada por Lazzaro Spallanzani, na qual este afirmava que o cientista Needham errou em seus experimentos. E ainda Pasteur, que em 1860, usando as experiências de seus companheiros cientistas, comprovou a teoria da Biogênese, além de criar a técnica de pasteurização, muito utilizada na conservação de alimentos.
ABIOGÊNESE X BIOGÊNESE
O homem sempre teve muita curiosidade em conhecer suas origens, sua história. Há muito tempo ele procura uma explicação para a criação do mundo. Antes de Aristóteles (384 – 322 a.C.) as únicas proposições sobre a origem da vida eram baseadas em deuses, mitologias e na criação divina. A partir de então, muitos cientistas passaram a