Overclocking
Introdução
Overclocking
Figura 1
O que é o overclocking?
Overclocking é o nome atribuído ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência (hertz) mais alta do que a especificada pelo fabricante.
Uma das principais razões para a realização de overclock é o aumento do desempenho do hardware, nomeadamente nos componentes como o Processador, a Placa-Mãe, a Memória e Placa de Vídeo. O aumento da frequência nesses componentes, pode resultar no sobreaquecimento dos mesmos e criar instabilidade no sistema, podendo também danificar o hardware quando realizado de maneira imprópria, ou seja, se ocorrer um aumento excessivo da potência debitada.
Quais os riscos e os cuidados a ter
O overclock leva a um aumento do consumo de energia, sendo necessário ter a uma fonte de alimentação capaz de debitar (de uma forma estável) a potência necessária ao funcionamento do sistema, em overclock. Esse aumento de potência levará os componentes sujeitos a overclock a um aumento da sua temperatura e será indispensável dissipá-la de uma forma eficaz.
É necessário um bom sistema de refrigeração, um comum sistema de refrigeração adquirido com o equipamento não será capaz de dissipar a quantidade de calor necessário para um overclok seguro, é assim necessário substitui-los por ventiladores mais poderosos, dissipadores de calor ou refrigeração a água (watercooler). Quanto maior for o valor do Overclocking mais refrigeração será necessária, sendo o overclocking efectuado através da do aumento da frequência (velocidade) e a voltagem de operação do processador.
Refrigeração
Os dissipadores de calor, muitas vezes, são feitos inteiramente de cobre,