bilogia
O que é o exame?
É um exame da porcentagem ocupada de glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue. É usado para avaliar algumas doenças como: anemia, policitemia, desidratação e decisão de transfusão de sangue em anemias graves. O exame é pedido como parte do hemograma, é repetido em intervalos regulares.
Como é feito?
É obtido a partir de aparelhos automatizados, sendo que tal metodologia utilizada mede o volume corpuscular médio da hemácia (VCM) e quantifica o número de hemácias no sangue. Antigamente era feito usando-se o método do microhematócrito, onde obtinha-se a porcentagem de hemácias após a centrifugação a 10 000 RPM por 5 minutos do sangue dentro do tubo capilar. Através do cálculo Ht = VCM x nº de hemácias/10 obtém-se o valor do hematócrito.
Relação com patologias
O aumento do hematócrito pode estar relacionado com a policitemia onde há um aumento na produção de hemácias ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Já sua diminuição pode estar relacionada com hemorragias ou anemias.
VHS (VELOCIDADE DE HEMO-SEDIMENTAÇÃO)
O que é o exame?
O VHS é a velocidade de hemo-sedimentação ou velocidade de sedimentação das hemácias e pode ser útil na documentação de processos infecciosos, inflamatórios ou neoplásicos, na avaliação do grau de atividade ou da extensão da doença de base e, em alguns casos, da resposta à terapêutica instituída.
Como é feito?
O VHS é realizado utilizando-se a amostra de sangue coletada do paciente em tubo EDTA. Deve-se homogeneizar e retirar com o auxílio de uma pipeta de vidro certa quantidade de sangue e adicioná-la no tubo graduado (de Wintrobe) até atingir o menisco. Aguarda-se por volta de uma hora e realiza-se a leitura diretamente na escala descendente do tubo.
Relação com patologias
Pode estar associado a anemias graves, artrite reumatóide, cânceres metastáticos, cirrose hepática, endocardite infecciosa, entre outras doenças.
ESFREGAÇO
O que é o exame?
Consiste no