bill gates
Bill Gates deixará o dia-a-dia da Microsoft em julho. Apesar de o anúncio datar de dois anos atrás, somente agora o mercado parece se dar conta do fato. Um dos nomes mais importantes na história recente da tecnologia da informação, o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, passa seu último dia como funcionário integral da Microsoft nesta sexta-feira (27/06), e sai para se dedicar à sua fundação filantrópica.
Leia especial: Os últimos dias de Bill Gates na Microsoft
Galeria de fotos: imagens que marcaram a história de Bill Gates
Gates continua como presidente do conselho da companhia que co-fundou e à qual seu nome, sua imagem e sua carreira estão integralmente associados. Ele deixa aberta a possibilidade de se envolver em projetos estratégicos, que requeiram sua participação. A transição de Gates foi conduzida de maneira suave: há dois anos, ele anunciou a aposentadoria e desenhou a liderança da Microsoft, composta por Steve Ballmer como CEO, Craig Mundie como Chief Research e Strategy Officer e Ray Ozzie no posto de Chief Software Architect.
Quem é Bill Gates?
Nascido William (Bill) H. Gates, em 1955, em Seattle, deixou a universidade - nada menos que Harvard - aos 21 anos para dedicar-se à Microsoft junto a Paul Allen. Sorte, destino, visão e habilidade foram os ingredientes que se misturaram, e é impossível chegar a um consenso sobre qual deles foi mais forte. Fato é que a empresa cresceu rapidamente, criando um novo paradigma de se fazer negócios com tecnologia. Em 2007, a companhia faturou US$ 51,12 bilhões.
Gates foi eleito o homem mais rico do mundo por 13 anos, até 2007, de acordo com o reconhecido ranking da revista Forbes. Uma fortuna avaliada em US$ 58 bilhões. Atualmente, o posto é ocupado por Warren Buffett, e Gates está em terceiro, atrás de Carlos Slim. A seguir, confira uma análise do perfil de Bill