circuitos eletricos
Departamento de Engenharia Elétrica
Circuitos Resistivos – Prática 1
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Engenharia Elétrica
1. Introdução
Os teorema de Thevenin e de Norton são métodos utilizados quando se deseja fazer uma análise de parte de um circuito elétrico (parte esta chamada de carga) independente do restante. Para isso a partir de dois terminais (arbitrários) substitui-se a parte do circuito que não é interessante à análise, no teorema de Thevenin, por uma fonte de tensão em série com um resistência em série e nocaso do teorema de Norton substitui-se por uma fonte de corrente em paralelo com uma resistência. Estes elementos substitutos tem seus valores definidos a partir de cálculos para que os parametros (corrente e tensão) sobre a carga não se alterem após a substituição.
2. Materiais e Métodos
Para executar a experiência do circuitos resistivos através dos teoremas de Thévénin e Norton, foram utilizados os seguintes materiais: Três resistores de 1,2kΩ, dois resistores de 1,8 kΩ, um resistor de 2,2 kΩ e um resistor de 3,3 kΩ, um multímetro digital, um Protoboard e uma Fonte de Tensão.
No protoboard foram colocados os sete resistores, além da fonte de tensão (medindo 10V), como representado na figura a seguir.
Através do multímetro, utilizando as pontas de prova, medimos a tensão do circuito, com o mesmo aberto, a fim de encontrarmos a tensão de Thevenin.
Após isso, calculamos a corrente de curto circuito. Para isso, utilizamos um resistor com uma resistência muito baixa (18Ω) comparada as demais utilizadas no circuito, para que pudessemos medir sua tensão e assim encontrar o valor da corrente no curto circuito.
Para o circuito calculado, foi encontrado o seguinte equivalente:
.
Através dele, foi possível encontrar o Valor de Vo (Tensão Presente no Resistor de 1,8kΩ), além de encontrarmos a corrente de Norton.
Os valores encontrados