Bicicleta
Pomerode/SC
Junho/2014
Bruno Jardel Suave
Gabriel Cruz de oliveira
Matemática sobre rodas
Trabalho referente a disciplina de Matemática da Escola Básica Municipal Almirante Barroso,orientado pela professora Andréa Cristina Rota Scurato.
Pomerode/SC
Junho/201463
Sumário
1. Introdução
2. Bicicleta
O funcionamento de uma bicicleta é visivelmente simples, mas a movimentação de uma bicicleta através da coroa, corrente, catraca, movimento dos pedais e rodas obedecem a fundamentos da Matemática e da Física. Ao serem movidos, os pedais fazem girar a coroa, que transmite o movimento para a catraca por intermédio de uma corrente, a qual está conectada à roda traseira, colocando a bicicleta em movimento. O percurso completo da roda depende dos diâmetros da coroa, da catraca e da própria roda.
2.1 História da bicicleta
Houve um tempo em que a bicicleta era conhecida popularmente como "agitador de ossos". Levando em consideração que, no passado, ela era feita inteiramente de madeira e que o calçamento das ruas era de pedra, o apelido é perfeitamente compreensível. Além do desconforto sugerido pelo seu apelido, outro problema enfrentado pelas primeiras bicicletas era o do rendimento. Antes da invenção da transmissão por correntes e da roda dentada, toda transmissão de movimento era feita por um pedal acoplado diretamente na roda dianteira. Isso quer dizer que, para cada pedalada completa do ciclista, a bicicleta avançava uma distância equivalente ao comprimento da circunferência da roda dianteira, o que justifica o fato de os primeiros modelos terem uma enorme roda dianteira. Tal mecanismo, além de exigir muito esforço do ciclista, possuía limitações para o aumento de rendimento, uma vez que o raio da roda dianteira não poderia ser maior que o comprimento da perna do ciclista. O mecanismo de