Bibliografia
Foi desse modo que Galileu observou um candeeiro que balouçava e contou o tempo dos balanços, utilizando as suas pulsações como um “relógio”; mais tarde inventou um pêndulo para medir o compasso do tempo. Também inventou um termoscópio para medir a temperatura e a pressão atmosférica. Propôs que cada objecto tem o seu “centro de gravidade” num artigo que escreveu e inventou um telescópio onde pôde verificar que o sol possuía manchas solares, o planeta Saturno não era redondo devido aos seus anéis, observou a Lua e as suas crateras e defendeu as ideias de Copérnico porque reconheceu que estavam de acordo com as suas observações (sistema heliocêntrico).
Quanto ás ideias dominantes na época de Galileu e todas as transformações que haviam, todos os que discordassem com os ensinamentos da Igreja eram vistos como hereges e deveriam ser punidos, com a sentença de morte. Isto porque em Roma, a religião Católica Cristã era o centro do mundo e era uma força poderosa no dia-a-dia dos italianos, e não só. A Itália encontrava-se dividida em cidades-estado independentes que eram controladas por uma família rica. A população das camadas mais baixas dedicavam-se á agricultura e a maioria não podia ler nem escrever, daí o facto de não questionarem os ensinamentos da Igreja nem o mau funcionamento da Inquisição. As restantes cidades de Itália, nomeadamente a cidade de Firenze(Florença) eram o centro das artes, arquitectura e finanças, durante alguns séculos.
Devido a todos os factos que em cima enunciei, posso afirmar com certeza , que Galileu foi um homem muito activo na sua época, possuidor de uma grande sabedoria, cultura,