Bibliografia de S crates
Sócrates (470-399 a. C.),nasceu em Athenas, filho de um escultor e de uma parteira, é considerado um dos principais filósofos de toda história da filosofia Ocidental.
Foi influenciado pelo conhecimento de outro, importante filósofo grego: Anaxágoras.
Em seus pensamentos demostra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão, de conhecimento e sabedoria era o diálogo, tentando levar o conhecimento sobre as coisas do mundo.
O mestre não é aquilo que transmite uma ordem de conhecimento a um aluno mais ou menos receptivo, o mestre é personagem nacionalista que ensina qualquer coisa a um aluno empirista.
Sócrates recusou ser um mestre que ensinava, ele não cessava dizer e repetir que ' Só sei que nada sei."
Sócrates não foi bem aceito, pois defendia idéias contrárias ao funcionamento grego. Em Athenas recebeu educação clássica, pouco se sabe de sua juventude, vivia de maneira humilde. tornou-se filósofo por excelência "Amigo do saber". Passou a ensinar em praça pública, sem cobrar pelos seus ensinamentos, seu método consistia em fazer perguntas que conduzia o discípulo à descoberta da verdade.
Foi preso e condenado a beber cicuta(suicidar-se), por " corromper a juventude",negando os deuses da cidade e utilizar um método pedagógico que levava quem com ele dialogava a "prestar contas da própria vida".
Sócrates não deixou nenhum escrito. Tudo o que sabemos sobre ele, sobre a sua vida e sobre o seu pensamento, provém de depoimentos de discípulos ou de adversários. Os historiadores da filosofia são unânimes em considerar que os principais testemunhos sobre Sócrates são fornecidos por Platão e Xenofonte, que o exaltam, e por Aristófanes, que o combate e satiriza. Do confronto desses diferentes retratos é que se pode tentar extrair a verdadeira fisionomia de Sócrates.
Sua qualidade de orador e inteligência colaborou para o aumento da sua popularidade.
Algumas frases e pensamentos atríbuidos ao