BIANCA
A divisão entre mente e matéria trouxe consequências importantes para a construção do conhecimento do ambiente e do homem O mecanismo do universo tornou-se, então, o paradigma dominante da ciência moderna. O problema fundamental para os filósofos é, nesse momento, explicar o mundo através de sua representação ou através do pensamento. Para isto, o conhecimento do pensamento humano, de como surge, de como se desenvolve e de como se relaciona com o mundo dos objetos, torna-se o ponto central dos sistemas filosóficos.
A Psicologia do Desenvolvimento tem utilizado além dos métodos básicos de observação e experimentação, os métodos longitudinal e transversal na apreensão e compreensão do desenvolvimento humano.
A APRENDIZAGEM TEM SIDO DEFINIDA COMO UMA MODIFICAÇÃO RELATIVAMENTE DURADOURA DO COMPORTAMENTO, OBTIDO ATRAVÉS DO TREINO, DA OBSERVAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA.
E importante considerar que estes sistemas não existem enquanto uma estrutura vazia, mas são sempre habitados pelo conjunto de experiências pessoais e particulares de cada um, que se constitui como sujeito em sua relação com o outro e em determinadas circunstâncias sociais. Isto significa que, para compreender alguém, é necessário resgatar sua história pessoal, que está ligada à história de seus grupos e da sociedade em que vive.
Correntemente, os psicólogos estudam motivos nas seguintes categorias: impulsos básicos, motivos sociais, motivos para estimulação sensorial (exploração e manipulação), motivos de crescimento e ideias como motivos. Deve-se ter em mente que os impulsos muitas vezes são influenciados por fatores ambientais. Quando todas as outras necessidades estão garantidas, as pessoas procuram esforços para realizar suas capacidades potenciais e cumprir seus ideais. Tive