BI
Campinas, explica melhor a função do hormônio HCG no organismo da gestante e seu papel na infertilidade. Diário De que forma age o HCG no corpo da mulher?
Dr. Ricardo Barini O HCG é uma gonadotrofina produzida pelas células da placenta. Tem a função de manter o corpo lúteo funcionando no início da gravidez para que não haja falta de progesterona. Ele tem uma estrutura molecular parecida com o LH, o hormônio luteofrófico, que tem a mesma função de manter a produção de progesterona na segunda fase do ciclo menstrual. Ele também promove a ruptura folicular na fase da ovulação. Por esse motivo é que o HCG é usado em ciclos de reprodução assistida para promover a maturação final dos folículos antes da punção para aspiração folicular ou quando e se está planejando uma inseminação artificial. Diário Quem pode ser beneficiado com este hormônio?
Dr. Barini Mulheres que estão fazendo ciclos de reprodução assistida ou mulheres que não têm ovulação espontânea. Homens sem produção espermática por falta de hormônios da hipófise também podem usar oHCGpara induzir a produção espermática. Diário Há estudos demonstrando a importância do HCG para a manutenção da gravidez?
Dr. Barini São incontáveis os estudos que demonstram essa necessidade e uso corriqueiro. Diário De que forma ele age para não levar a mulher a ter abortos espontâneos?
Dr. Barini Pela manutenção da produção de progesterona no início da gravidez, ele pode atuar prevenindo abortos. Diário Como ele se transforma em protetor durante a gestação?
Dr. Barini Ele tem efeitos de produção de progesterona e também atua como um dos hormônios que regulam o sistema imunológico da mulher, inibindo ataques de células do sistema imune materno contra a placenta e o feto. Diário Como ele pode ser capaz de amadurecer um óvulo a ponto de tornálo candidato a receber o