bhtfgdrre
342 palavras
2 páginas
INTRODUÇÃO:A etnografia é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele umatribo indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito.
Bronislaw Malinowski, na introdução de seu clássico estudo Os Argonautas do Pacífico Ocidental
Antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.1 A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento.
Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.
Com base na leitura do texto Os Argonautas do Pacífico Ocidental,de Bronislaw Malionowsk, temos em vista uma tribo, onde sua etinia era completamente adversa de um homem branco, Malinowski por sua vez tem o objetivo de trazer métodos, para com que possamos entender melhor essa tribo. De primeira instância, busca uma linguagem comum entre ambas etnias (pidgin-English), mas esse método não é eficaz porque é muito arcaico, e pouco ajuda o entendimento da mesma. É defendida a tese de que para o entendimento concreto de um objeto ou no caso uma tribo, é necessário que o homem branco de desvincule de outros homens brancos e infiltre no meio de seu objeto de estudo. O antropólogo infiltrando no meio, agirá como seu objeto de estudo, obtendo