Betina- Pesquisa Mercadológica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
ELIZAMARIA ROSA
TRABALHO DE PEQUISA MERCADOLÓGICA
BELÉM
2013
PESQUISA MERCADOLÓGICA
Professor Orientador: Francisco José Cardoso
A. TEMA
Estudo do tempo de espera dos pacientes do Hospital Betina Ferro.
B. PROBLEMÁTICA
Qual a causa do tempo de espera dos pacientes do HBF?
1. JUSTIFICATIVA Considerando a insatisfação dos pacientes do HBF, é conveniente estudar metodicamente as causas das grandes filas e do tempo de espera exacerbado a fim de mitigar estes inconvenientes que frustram os usuários do serviço.
C. PROCESSO UTILIZADO Como meio de mensurar a causa do tempo de espera, foram usados dois tipos de questionários com metodologias específicas para cada um.
1. METODOLOGIA O local de pesquisa escolhido foi o Hospital Universitário Bettina Ferro Souza, doravante HUBFS, devido este ser de interesse comum da comunidade acadêmica e local, sendo de suma importância conhecer a percepção dos envolvidos quanto ao tempo de espera para atendimento. Podendo assim avaliar uma das vertentes da qualidade da prestação do serviço ofertado pelo hospital e sugerir melhorias se necessárias.
A metodologia escolhida foi a aplicação de questionários e a fonte primária de dados foram os pacientes e funcionários do HUBFS objetivando o estudo quantitativo quanto à opinião destes.
Para tanto foram aplicados dois questionários, sendo um específico para os funcionários e outro para pacientes. O primeiro contendo quatro questões fechadas e uma mista enquanto que o segundo foi aplicado com oito questões fechadas.
Os questionários para pacientes foram aplicados somente aos de retorno devido estes estarem aptos a avaliar a problemática proposta. Por outro lado os questionários aplicados aos funcionários foram dirigidos somente aos que exercem atividades envolvendo atendimento ao público, excluindo, portanto os funcionários