Bernardo O'Higgins
BERNARDO O´HIGGINS RIQUELME nasceu no dia 20 de agosto de 1778, na cidade de Chillán, Chile. Morreu no dia 24 de outubro de 1842, na cidade de Lima, Peru.
Era filho de Ambrósio O´Higgins, general espanhol e vice-rei do Peru. Começou seus estudos num convento de missionários. Morou algum tempo em Lima. A fim de completar sua educação, partiu para a Inglaterra, onde conviveu com Francisco Miranda, venezuelano imbuído de ideias de libertação. Ficou nove anos na Espanha. Embarcou depois para o Chile, mas seu navio foi preso pelos ingleses e teve de voltar a Cádiz. Enquanto isso, recebeu a notícia de que seu pai, por causa de suas ideias, o deserdara de tudo. De volta ao Chile em 1802, preparou por oito anos o plano de libertação do país dirigindo-se ao povo, aos nobres e aos oficiais.
Em 1810, foi um dos líderes do movimento que culminou com a independência chilena. Em 1811, já era uma das principais figuras da política do seu país. Devido aos seus feitos, sua popularidade aumentou, sendo eleito generalíssimo das tropas rebeldes. Depois da vitória na Batalha de Chacabuco em 1817, foi nomeado “diretor” por uma junta reunida em Santiago. Teve outros sucessos sobre as tropas espanholas, organizou a primeira esquadra naval do Chile e subiu ao poder em 1818. Porém, as lutas políticas e a incapacidade de muitos dos seus seguidores tornaram difícil seu governo. Em 1923, foi obrigado a se demitir. Em seguida, foi para o Peru, onde morreu em 1842. É uma das figuras mais emblemáticas dos movimentos pela independência dos países da América do