BENZENO
ETENO (ETILENO)
ETINO (ACETILENO)
Trabalho entregue ao professor Orides Baron, da disciplina de Química, da E.E.M. Profº Joao Boos.3º ano IV do ensino médio.
JUNHO
2015
Introdução: Neste trabalho falaremos sobre o Etano e o Etino, componentes orgânicos da cadeia de hidrocarbonetos. Suas principais informações, seus derivados, onde pode ser obtido estes elementos e algumas comparações.
Eteno O etileno ou eteno é o hidrocarboneto alceno mais simples da família das olefinas, constituído por dois átomos de carbono e quatro de hidrogênio (C2H4). Existe uma ligação dupla entre os dois carbonos. A existência de uma ligação dupla significa que o etileno é um hidrocarboneto insaturado. Pela nomenclatura IUPAC recebe a denominação de eteno. É um gás incolor, odor etéreo, levemente adocicado que liquefaz a -103°C e solidifica a -169°C. O eteno é a partir do etano encontrado no gás natural. O etileno é uma das mais importantes matérias primas da indústria petroquímica sendo utilizado na síntese de uma série de produtos.
Ele pode ser utilizado como:
Anestésico: Em intervenções cirúrgicas pode ser usado como anestésico moderado.
Amadurecimento de frutas: O etileno é o gás responsável pelo amadurecimento as frutas. Daí é usado para amadurecer de maneira forçada frutas verdes.
Obtenção de álcool: O etileno em presença de ácido sulfúrico transforma-se em etanol (álcool comum). Fabricação do polietileno, plástico de amplo uso (as propriedades do polietileno dependem da técnica usada na polimerização).
Utilizado na mistura denominada MGR (mixed gás refrigerante), que é fundamental para liquefação do gás natural (GNL) em processos industriais, onde a refrigeração necessária é obtida por uma válvula Joule-Thomson.
Etino
Um gás incolor e instável, C2H2, com um odor doce característico, Densidade = 0,618. Ponto de fusão = - 83,25oC. Ponto de ebulição = - 79,85oC É o membro mais simples da série dos hidrocarbonetos alcinos não saturados