Benzeno
O benzeno é um hidrocarboneto aromático, que se apresenta sob forma líquida e incolor, nas condições normais de temperatura e pressão. É um composto orgânico volátil altamente inflamável, possuindo odor característico possível de ser identificado no ar. Foi isolado pela primeira vez em 1825 a parti de uma macha oleosa que havia sido depositada como resultado da queima de gás usado em lamparina. É usado como matéria prima nas indústrias químicas, refino de petróleo, nas usinas de álcool anidro, na gasolina e na fumaça de cigarro, dentre outros produtos químicos, na fabricação de alguns tipos de borrachas, lubrificantes, tintas, detergentes, medicamentos e pesticidas.
Já sua fonte natural de produção se dá por vulcões e queimadas de florestas que contribuem para sua presença no meio ambiente. A introdução de novas tecnologias, impondo demandas cada vez maiores para atender as novas necessidades do mundo atual, faz com que o Benzeno seja uma das substâncias produzidas industrialmente em maior volume do mundo. No Brasil ele é o 3º produto petroquímico básico em oferta. Nos Estado Unidos, devido a sua ampla utilização está entre as 20 substâncias químicas de maior produção. Embora venha ocorrendo tecnologias no sentido de substituir o benzeno por outras substâncias nos processos industriais, este ainda é considerado um contaminante universal.
Via de Exposição:
Todos estão expostos a uma pequena quantidade de benzeno a cada dia, seja no ambiente ao ar livre, no local de trabalho e em casa. Em geral a exposição da população ao benzeno ocorre principalmente através da respiração de ar que contenha a substância. As principais fontes de exposição são o fumo do tabaco, estações de serviço automotivas escapem de veículos a motor e as emissões industriais. O fumante médio (32 cigarros por dia) se expõe à aproximadamente 1,8 mg, o que é 10 vezes a ingestão média diária de benzeno por não-fumantes, medidos os níveis de benzeno no ar exterior que variaram de