Bentwood Chair Model 14
1134 palavras
5 páginas
Bentwood Chair Model 14Desginer: Michael Thonet
Ano: 1859
País: Alemanha
Uma combinação de leveza, suavidade e linhas orgânicas levaram esse modelo da cadeira Thonet ao sucesso, sendo ela amplamente usada em bistrôs e cafés por toda Europa. E graças as suas peças pré-fabricadas, logo se espalhou mundialmente. Michael Thonet usou uma técnica revolucionária no processo de fabricação da cadeira, através do ferro aquecido ele moldava a madeira sólida nas formas adequadas da cadeira. Desta maneira o mobiliário era dividido em 6 peças principais pré-fabricadas. A primeira parte era a parte traseira, que consistia em uma grande e sinuosa curva, que formava os dois pés traseiros e o encosto. Junto disso vinha mais um pedaço curvo que reforçava as costas, os dois pés frontais, um círculo de madeira que sustentava o assento e a treliça que fazia o papel de assento.
Outro diferencial apresentado por Thonet na cadeira era a dispensa de colas e sim, o uso de parafusos, que resultava em uma cadeira simples, forte, de fácil carregamento e montagem. Consequentemente, até 1930 mais de 30 milhões de exemplares já haviam sido vendidos. Angariado admiradores ao redor do globo, tais como o arquiteto francês, Le Corbusier.
Em uma análise semioticista inferimos que a cadeira passa elegância e formalidade, dugerindo um objeto simbólico funcional projetado para solenidades e não para o relaxamento.
Características visuais:
- O encosto tem sua espessura variada de acordo à necessidade estrutural
- O uso de palha deixa a cadeira leve
- Uma leva abertura nos pés traseiros adiciona mais estabilidade
- A envergadura que reforça as costas também torna mais fácil o ato de pagar e carregar a cadeira
Poltrona Paulistano
Designer: Paulo Mendes da Rocha
Ano: 1957
País: Brasil
Ao criar a poltrona o arquiteto, Paulo Mendes da Rocha, tinha em mente um móvel agradável ao sentar e flexível em todos os sentidos, incluindo de baixo para cima. Juntando seus traços arquitetônicos presentes