Bens Economicos Macro
1. Bens de Capital (ou de produção): Correspondem aos bens que são empregados direta e indiretamente na produção de outros bens. São, porem, bens finais, com ciclo de vida longo. Ex: Máquinas e equipamentos, robôs, plantas industriais, erc.
2. Bens Intermediários: são também utilizados na produção de outros bens. Porem, geralmente são transformados/elaborados quando entram na composição de outros bens. (Ex: Matérias primas como grãos, minérios e borrcha). Dessa forma, tem ciclo de vida curto.
OBS: São também considerados bens intermediários as peças e componentes
3. Bens de consumo: Correspondem aos bens destinados ao atendimento das necessidades humanas. Dividem-se em:
Bens de C duráveis: móveis, cervos, eletrodomésticos.
Bens de C semi duráveis: roupas e sapatos.
Bens de C não duráveis: alimentos, bebidas.
Recursos produtivos (ou fatores de produção): são todos os elementos usados no processo de produção, e cujo uso deve obedecer a lógica da eficiência e da produtividade considerados escassos no sentido de insuficientes para produzir tudo que venha a atender a todas as necessidades humanas, os recursos compõem-se de:
a) Terra: este recurso compõe-se de recursos naturais, matérias-primas e insumos, além de solo utilizado para atividades agrícolas e agropecuárias e também para a construção de ferrovias, rodovias, portos, etc. Significa que se refere as espaço físico em que se dá a produção, ou seja, que é utilizado produtivamente.
b) Capital: Também conhecido como capita produtivo, incluindo máquinas, equipamentos, peças, componentes, estoques, dinheiro para investimento na produção. Não pode ser, portanto, confundido como capital (dinheiro aplicado financeiramente, ações, etc).
c) Trabalho: Todo tipo de mão-de-obra usado na produção de bens e serviços = mão de obra x capital humano = a necessidade de fomentar a produtividade.
O MODELO DO FLUXO CIRCULAR ECONOMIA FECHADA E SIMPLIFICADA
Neste modelo, a economia compreende 2 tomadores de decisões,