Bens de consumo
• Conveniência: Produtos comprados com alta freqüência, assim a demandam o manimo de esforço para a compra. Devido a alta demanda uma distribuição ampla também é uma característica deste tipo de produto. O preço geralmente baixo também caracteriza este tipo.
Ex: Alimentos: Arroz, feijão. Higiene Pessoal: Escova de dental, sabonetes comuns.
• Comparada: São produtos que nexigem do comprador um esforço maior para comprar, um esforço de pesquisa de preço e qualidade, são produtos com freqüência de compra menor que os de conveniência e com preço maior. Devido a conseqüência de erros/defeitos do produto o consumidor se atenta as alternativas oferecidas pelos concorrentes. Ex: Produtos eletrônicos: Notebooks, celulares. Roupas de luxo.
• Especialidade: Produtos comprados com menor freqüência e com preços mais altos.
Ex: Faculdades, imóveis.
• Não procurados: São produtos com baixa procura, portanto é uma função do profissional de Marketing criar uma “necessidade” de valor para o conhecimento dos clientes.
Ex: Seguros de vida Seguro funerário
Que diferença faz para uma empresa vender um bem de compra comparada X bem não procurado (impacto nos 4P’s e na organização)? A diferença entre um produto de compra comparada e do bem não procurado é que em relação à compra comparada há uma procura grande, porém também há um maior numero de concorrentes, portanto nos 4P’s da compra comparada eu aumentaria o investimento na promoção e no produtos para de diferenciar da concorrência acirrada. No caso do bem não procurado eu investiria mais na promoção e na praça, para uma maior divulgação e conseqüentemente um maior conhecimento do público alvo, e a praça para que esse público encontre um meio de se relacionar com o serviço mais