Beneficios sociais obrigatorios
ETEC Presidente Vargas – Mogi das Cruzes
Este trabalho mostrará os benefícios sociais conquistados com o passar dos anos desde a Revolução Industrial, onde o trabalhador sempre procurou obter melhores condições de trabalho e salários dignos.
Assim mostraremos a evolução do significado do trabalhador na empresa e suas conquistas onde ajuda o Estado a cumprir seu dever de dar condições e manutenção para sua nação.
Considerando que a sociedade vem sofrendo grandes movimentos desde o século 18, na época da Revolução Industrial o indivíduo se viu em uma situação onde deixa de ser livre para trabalhar da forma que mais lhe era conveniente e se depara com uma produção muito mais rápida através de máquinas, passando assim a trabalhar de forma explorativa. A partir desse momento há várias greves, procurando melhores salários e condições de trabalho.
Houve assim, uma organização dos elementos que sempre foram procurados pela população trabalhadora, estabelecendo o equilíbrio, mas não diminuindo a desigualdade social, assim nasce os Benefícios Sociais, onde há uma percepção por parte dos empresários que mostra uma preocupação geral da empresa.
A situação frágil do trabalho hoje em dia descredencia os direitos trabalhistas. Para Paula Ribeiro, quando o trabalho vivo [trabalhadores de fato] é eliminado, o trabalhador se precariza, vira camelô, faz bico, etc (ANTUNES, 2011, p 06). Então a partir desse cenário novas políticas e estratégias trazem novas formas de compensação.
De acordo com Idalberto Chiavenato (1997) os benefícios sociais auxiliam o trabalhador na ocupação de seu cargo através de gratificações, prêmios, seguro de vida, etc; nas horas de laser na empresa como cantina, transporte, refeitório; fora da empresa, viagens, atividades comunitárias.
É importante saber que esses benefícios sociais são dados por obrigação legal, mas mesmo com a carga tributária que é cobrada das empresas ainda sim, os benefícios são lucros para ambos