beneficios da pimenta
A pimenta é um alimento rico em algumas substâncias e possui muitos benefícios a saúde e manutenção da boa forma física. Existindo vários tipos de pimentas pelo mundo, a mais conhecida é a pimenta vermelha, que pode ser consumida diariamente e é um tempero usado em muitos pratos na culinária brasileira. Recentemente, tem sido usada para a perda de peso, o que populariza ainda mais os benefícios da pimenta.
Muitas pessoas tem pimenta adicionada aos seus pratos diários
Pelo sabor ardido, a pimenta muitas vezes é excluída do prato de muitas pessoas, ao contrário de outras que apreciam muito o gosto diferente do alimento. A pimenta pode ser utilizada até para prevenir o envelhecimento precoce. Dando a sensação de “barriga cheia”, evita que as pessoas procurem alimento durante este período, utilizando mais as reservas do corpo para obtenção de energia.
Outro benefício da pimenta, é a capacidade de eliminar a gordura depositada no corpo. Além disso, a pimenta é capaz de colaborar na diminuição do colesterol sanguíneo, sendo assim preventiva contra doenças cardiovasculares como a aterosclerose.
As propriedades medicinais de algumas substâncias da pimenta já foram comprovadas, o que lhe deu também a classificação de alimento funcional. Inclusive, serve de matéria-prima para remédios e emplastros – aqueles adesivos que aliviam dores musculares ou de reumatismo.
A pimenta é rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.
O organismo produz radicais livres – substâncias tóxicas formadas a partir do oxigênio, que reagem aleatoriamente com todos os componentes celulares. Nessa reação, destroem células estranhas, o que é importante para proteger o corpo. Mas, quando estão em excesso, atacam também as células sadias.
A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina,