Bem estar e comportamento animal
Um dos conceitos mais populares de bem–estar animal foi dado por Barry Hughes que o define como "um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia" (Hughes, 1976). Outra definição foi dada por Broom (1986) em que o bem-estar animal é definido pela "sua capacidade em se adaptar ao seu meio ambiente".
No entanto há diversas perspectivas sobre o que é mais importante para se obter essa qualidade de vida. Todas essas perspectivas levam a que possamos perceber que há muitos aspectos a ter em atenção e que nenhum deles podem ser considerados certos ou errados, mas que apenas correspondem a diferenças de valores e de opiniões. Assim, o conceito de bem-estar animal tem de representar um consenso entre os cientistas e o público em geral. Tendo por base este consenso surgiu as cinco liberdades dos animais teoria criada pelo professor John Webster e divulgada pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC): ele deve ser livre de fome e de sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões ou doença; livre para expressar os seus comportamentos normais; livre de medo e aflição.
O que é comportamento?
Podemos entender comportamento como toda resposta de um efetor que possa ser medida. Trata-se de uma ampla definição, que leva a entender que o comportamento de um animal não é a soma de manifestações isoladas, mas um conjunto interdependentes de todas as relações.
Tipos de Comportamento
-Comportamento inato: os comportamento inatos são divididos em 3 categorias;
* Taxias: são comportamentos de orientação, na qual os movimentos são continuamente guiados por um estimulo externo;
* Reflexos: são respostas a um estimulo de forma automática, involuntária e fixa. São respostas muito rápidas, sem ação do